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Timeu e Crítias: Segunda Parte

Por Helkein Filosofia
•
filosofia da ciência- Platão
•
15 março 2024
Por A.E. Taylor Tradução e Notas de Helkein Filosofia   Nossa interpretação segue a do prof. Burnet, que acerta ao insistir que o termo usado por Timeu para designar a Terra (ιλλουμίνην) representa, como afirma Aristóteles, uma noção que a inclui a de movimento. Deste então, o Sr. Cornford tem desenvolvido uma explicação tão diferente quanto atraente, onde a Terra, posta no centro do cosmo, possui uma rotação diurna oposta à do “círculo do Idêntico” e, por isto, o compensa (op. cit., pp. 120-124). Entretanto, por mais persuasiva que seja tal perspectiva, não creio que possamos esperar que seja aceita por um leitor que não tenha diante de si algo além da mera declaração de que a terra ιλλεται, “ventila” ou “circula”; por isto hesito em adaptá-la às minhas concepções, embora não esteja confiante acerca de sua falsidade. É concebível que Timeu sustente que alguma forma de “deslizamento” da Terra explicaria uma ou ambas das seguintes “aparências”: a) a desigualdade das “estações” em que o ano é dividido pelos equinócios e solstícios e b) o fato que, embora o Sol e a Lua estejam “conjuntos” a cada mês lunar, não observamos, regularmente, um eclipse solar em tal conjunção. Entretanto, o afirmo como suposição. [1]   De qualquer forma, é improvável que tal expressão, tão vaga, contenha a intenção de revelar o todo da doutrina platônica. Teofrasto, como conta Plutarco, comenta qu

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