Por Helkein Filosofia
Introdução
A sabedoria é mais ágil que todo o movimento; tudo atravessa e penetra por causa da sua pureza
Sb. 7:24
É dito, no início da Metafísica[1] de Aristóteles, que a filosofia nasce do maravilhamento diante das complexidades da vida; tal ímpeto cresce, então, em vigor e complexidade, até impelir-nos a perguntar por seus fundamentos. E, se maravilhar-nos diante do desconhecido implica uma forma de ignorância, então é, segundo Kant, um dever do homem buscar seu próprio aperfeiçoamento e livrar-se dela.[2] Este aspecto do nascimento da filosofia enquanto fuga da ignorância – esta, por vezes, tratada como doença da alma[3] – e busca, até as últimas consequências, pelo saber, reflete muito bem o pensamento de Eric Voegelin, filósofo afeito ao estagirita e seu professor ateniense.[4]
Voegelin descreve, em seu Reflexões Autobiográficas, sua obra como reação ao caos político de seu tempo[5], situação considerada análoga à vivida por Platão em sua querela contra a espécie de filodoxo chamada sofista.[6] Em Platão, o philodoxos é componente de um par de conceitos de maneira que a descrição do philosophos leva à de sua nêmesis, algo semelhante à ligação existente entre os conceitos de causa e efeito. Destituídos de uma idéia clara de quem são os amigos da opinião, ficamos impossibilitados de conhecer os amigos da verdade pois a identificação de
Seja um membro da Helkein
Ao se tornar assinante, você terá acesso completo a conteúdos exclusivos e de alta qualidade.
Clique aqui e veja os benefícios!
Este conteúdo é restrito. Você precisa ser assinante para vê-lo, caso já seja assinante faça login.