Por Johannes Duns Scotus
Tradução de Johann Alves
Revisão de Geovane Campanher
Notas de Helkein Filosofia
AOS ARGUMENTOS. AO PRIMEIRO [Oxon. 1. d. 2. q. 3. n. 7], concedo a maior, a saber, que a existência de Deus é também um artigo de fé; nego, porém, que o ser de Deus não possa ser demonstrado. E quando se argue: essa demonstração destrói a fé na existência de Deus, respondo [Oxon. 3. d. 24. n. 21]: se todos os artigos de fé constituem uma única fé infusa – como parece ser o caso, já que não há necessidade de multiplicar esses hábitos –, pelo fato de que a fé não se estende a um dos artigos, para o qual há demonstração, tal não significa que o hábito da fé deixaria de existir ou seria anulado; pois ainda restariam muitos outros aspectos a serem cridos; a saber, todos aqueles para os quais não se pode fazer demonstrações.
AO SEGUNDO: Respondo que é possível demonstrar a existência de uma ordem essencial em causas eficientes, como ficará claro no artigo seguinte; e, portanto, a premissa menor deve ser negada. E quando se argumenta que, nesse caso, tudo estaria assim ordenado, respondo: [Com. 12. Metaphys. n. 81. — Oxon. 2. d. 3. q. 7. n. 6 e seg.] Aristóteles, em 12. Metaphys., text. com. 52., conclui a existência e a unidade do Primeiro Princípio a partir da ordem das partes do universo entre si, que constitui sua perfeição intrínseca. Por isso, ele afirma: todas as coisas estão de certo mo
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