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As Leis e Epinomis: Terceira Parte

Por Helkein Filosofia
•
filosofia do direito- História da Filosofia
•
15 novembro 2024
Por A.E. Taylor Tradução de Johann Alves Notas e comentários de Helkein Filosofia   Para que a vida da sociedade seja completamente saudável do ponto de vista moral, é preciso, antes de mais, assegurar que a vida familiar seja sã. O casamento deve ser considerado como um dever solene para com a sociedade; a negligência egoísta no cumprimento deste dever, como já o dissemos, deverá ser penalizada. Despesas extravagantes com festividades nupciais devem ser desencorajadas. A paz do lar também estabelece um regramento correto para o tratamento dos criados. O senhor deve, tanto para seu bem como para o do seu servo, ter como regra ser ainda mais escrupulosamente justo no tratamento dos seus escravos do que no comportamento para com os seus iguais (777d).[1] Mas ele deve ser estritamente justo, sem, no entanto, comprometer sua posição de senhor, apresentando familiaridades impróprias. A sua palavra deve ser lei para seu escravo, cabendo a ele castigar qualquer desobediência. Quando os nossos jovens se casam, temos de velar para iniciarem a sua vida conjugal no bom caminho. Não devemos permitir pensar que podem passar aqueles primeiros dias, antes de terem filhos, como bem lhes apetece, feito uma espécie de lua de mel. O jovem marido deve, por exemplo, ocupar o seu lugar à mesa pública com os seus concidadãos, exatamente como está habituado a fazer (780b). E, embora tal não tenha sido tentado nem mesmo em Esparta, as mulheres, assim como os homens, d

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