Compilo, aqui, algumas recomendações de animes e mangás que, creio eu, sejam bons. Intento, com as recomendações aqui postas, fornecer algum entretenimento ao estudante que, após torrar o último de seus neurônios com assuntos sérios, não aguenta mais trabalhar e precisa descansar assistindo alguns desenhos – entretanto, como urge que o seja, até o descanso preciso conservar alguma qualidade. Creio, ainda, que aqueles que nunca assistiram uma animação japonesa ou leram um mangá encontrarão aqui sua melhor “iniciação”; afinal, como dito e redito nos textos daqui, quando se quer conhecer algo, urge que seja o que houver de melhor.
As recomendações foram ordenadas alfabeticamente e munidas de algumas categorias, feito demografia, comentário sinóptico, pontos interessantes para o estudante de filosofia – afinal, eis nosso principal assunto – e alertas.
As razões de tal organização são intuitivas. Em primeiro lugar, quanto à demografia, assim foi posto, pois, não desejamos que desavisado algum assista animes voltados ao público adulto e, após topar com partes pudendas e sangue por toda parte, termine clamando aos quatro ventos que os desenhos japoneses serão os responsáveis pela destruição da cultura ocidental. Importa ainda que haja avisos deste jaez para, caso o leitor deseje apresentar algumas das recomendações a crianças, saiba mais ou menos o que esperar. Nisto, em segundo lugar, foi feito um pequeno comentário sinóptico para que se saiba do que a recomendação fala. Em terceiro lugar, como é natural que ocorra num site de filosofia, elencamos alguns pontos de interesse caso o estudante queira utilizar as situações e arquétipos ali apresentados para refletir acerca de temas filosóficos. Em quarto e último lugar, foram postos alertas sobre conteúdo sensível. Este tema é especialmente importante não apenas por conta do primeiro ponto, mas por, como ocorre com filmes, animes poderem inserir sugestões naqueles que os assistem – e isso é muito explícito no público pesadamente influenciado por esse tipo de conteúdo, o otaku. Portanto, por exemplo, explicitamos a presença de temas considerados pesados e/ou controverso, como aqueles presentes em Berserk: violência extrema, nudez, ambos numa cena só e por aí vai; de qualquer forma, nenhuma das recomendações possui elementos controversos por mera gratuidade, como ocorre com o conteúdo consumido por aqueles cujo cérebro jaz empastelado.
Caso o leitor possua algum problema com representações gráficas de temas controversos, que por vezes podem ser bem realistas a depender da habilidade do desenhista [Basilisk, Shigurui, Berserk, Green Blood], talvez a melhor opção seja simplesmente não ler ou assistir à recomendação. O mesmo vale para temas tal qual suicídio, abuso psicológico e outros do mesmo jaez; ainda que nenhuma das recomendações incentive qualquer uma dessas práticas, é importante ter a sensibilidade de reconhecer os próprios gatilhos.
Atentando ainda à especial resistência ao consumo de tal conteúdo em meios religiosos, as mesmas explicações valem de forma especial, tendo em conta que as regras aqui postas são, basicamente, as mesmas indicadas para qualquer filme, música ou livro. Nenhuma das recomendações aqui postas possui temas anticristãos ou qualquer coisa deste jaez; entretanto, devemos ter em mente que, da mesma forma que boa parte dos brasileiros nada sabe sobre o Xintoísmo, os autores japoneses raramente sabem algo sobre o Cristianismo. Portanto, a presença do cristianismo em tais obras será meramente estética por conta de, na maioria das vezes, o autor simplesmente achar que igrejas e vestimentas eclesiais são bonitas, algo muito parecido com o brasileiro que, pouco ou nada sabendo sobre a cultura japonesa, desenha coisas que crê terem algo que ver com ela. O mesmo vale para a presença de temas esotéricos e ocultistas em algumas das recomendações; boa parte dos autores não conhece mais de Cabala do que o que há na Wikipédia e, ainda assim, utiliza seu simbolismo nas histórias. Portanto, não assistamos FullMetal Alchemist com o peso na consciência de quem crê estar contemplando a representação animada de um grimório medieval.
Ano Hana
Demografia: Shounen (animes voltados ao público masculino entre 12 e 18 anos).
Comentário sinóptico: Jintan vive como hikkikomori [isolamento doméstico] e afastado de seus antigos amigos após certo evento trágico. Então, um dia, ele passa a ser atormentado por um espírito que, por sua vez, não sabe o motivo de ter retornado ao mundo dos vivos. Portanto, eles precisam descobrir um jeito de enviá-la de volta para de onde veio; mas esse processo envolve o confronto muitos problemas que, empurrados com a barriga, retornam e trazem consigo tudo o que Jintan queria esquecer.
Pontos de Interesse ao estudante de filosofia: Temas psicológicos e morais variados; rancor, culpa, honestidade, perdão.
Alertas: Ecchi [cenas pervertidas] muito leve. Música do final extremamente viciante [Secret Base]: kimi to natsu no owari shourai no yume…
All you Need is Kill
Demografia: Seinen (mangás voltados ao público masculino entre 18 e 50 anos).
Comentário sinóptico: Aconteceu com Keiji o que aconteceria com tantos outros caso fossem para a guerra: morreu no primeiro dia de batalha.Então, de alguma forma, acordando no dia seguinte e crendo que tudo não passou de um sonho ruim, percebe que voltou no tempo. Portanto, agora, o soldado precisa descobrir o que está acontecendo, posto que todas as vezes em que vai pra guerra e morre, volta para certo ponto no passado. O mangá inspirou o filme No Limite do Amanhã.
Pontos de Interesse ao estudante de filosofia: filosofia do tempo, valor da vida, morte.
Alertas: Violência extrema.
Another
Demografia: Seinen (mangás voltados ao público masculino entre 18 e 50 anos).
Comentário sinóptico: Kouichi é transferido, em seu 3º ano de colégio, para uma nova instituição. Nisto, nota que há uma pessoa na sala cuja presença é solenemente ignorada por todos e, mesmo que o estudante busque informações sobre o motivo de tal fingimento de invisibilidade, tudo o que consegue é o desconversar de seus colegas. Então, no decorrer da história, ele percebe que o motivo de todos ignorarem aquela pessoa relaciona-se a uma espécie de maldição.
Pontos de Interesse ao estudante de filosofia: nenhum que eu me recorde.
Alertas: Nenhum em especial. O anime modifica demais a história; portanto, recomenda-se prioritariamente o mangá.
Basilisk
Demografia: Seinen (mangás voltados ao público masculino entre 18 e 50 anos).
Comentário sinóptico: Para resolver o problema de sua sucessão, o Xogum Ieyasu Tokugawa encerra um tratado de paz entre dois clãs ninjas com um passado [e um presente] complicado. Entretanto, uma das partes envolvidas fica sabendo da quebra do tratado antes do outro. Nisto, dois noivos, um de cada clã, ambos não sabendo do problema, são postos no centro de um derramamento de sangue. Pode ser visto como uma espécie de Romeu e Julieta com ninjas.
Pontos de Interesse ao estudante de filosofia: rancor, vingança, amor, perdão, temas morais e políticos variados.
Alertas: violência extrema [gore], nudez e outras coisas que ocorrem em período de guerra.
Berserk
Demografia: Seinen (mangás voltados ao público masculino entre 18 e 50 anos).
Comentário sinóptico: Guts nasceu — ou foi abortado? — do cadáver de sua mãe que jazia amarrada pelo pescoço em uma árvore. Uma vez encontrado por um pequeno grupo de mercenários, é adotado pela mulher do chefe do grupo, esta que acabara de perder uma criança e, talvez por conta disto, agora possui suas faculdades mentais prejudicadas. Criado entre os mercenários, aprende a empunhar a espada desde cedo e, em certo ponto de sua adolescência, é “vendido”, pelo mais próximo que teve de sua figura paterna, a certo membro abusivo do grupo. Após alguns eventos que acarretam sua fuga do bando, ingressa em outro grupo, onde desenvolve laços de amizade com um homem chamado Griffith. Após certo tempo de “calmaria”, os “tempos de desgraça” retornam e tudo o que o leitor precisa saber é que há demônios, sangue e todo tipo de coisa envolvida o decorrer da história.
Pontos de Interesse ao estudante de filosofia: Grande variedade de temas morais; dor, vingança, amor, amizade, resignação, perdão, traumas em geral e por aí vai.
Alertas: Violência gráfica extrema pode assustar. Definitivamente impossível de se recomendar para público mais jovem. Caricatura de inquisição em certo arco – ainda que atentemos que o autor nada tinha de anticristão, utilizando o tema apenas para fins estéticos. Muitas cenas de nudez, ainda que nenhuma delas seja, até onde me lembro, por bons motivos. Violência psicológica e sexual por todas as partes. Cena de rito demoníaco com representação de orgia. Berserk se assemelha à representação de um poema de Baudelaire: o que há de pior e mais podre no homem empacotado no ápice da técnica: um sob forma poética e outro sob forma pictórica.
Bocchi the Rock!
Demografia: Shounen (animes voltados ao público masculino entre 12 e 18 anos).
Comentário sinóptico: História de uma menina extremamente introvertida que, após treinar por anos em seu quarto – para ser preciso, dentro de um armário – resolve formar uma banda para poder tocar guitarra em público e, através da fama, vencer a timidez. Cada capítulo mostra seu progresso em aprender como se comunicar adequadamente sem surtar.
Pontos de Interesse ao estudante de filosofia: Quiçá o tema da introversão e da ansiedade social; todavia, duvido que alguém assista Bocchi visando temas filosóficos.
Alertas: O espectador fica sujeito a ataques de riso. O anime corta quase todo o Ecchi presente na obra original. A “fanbase” de Bocchi tende a ser esquisita e fazer fanarts altamente questionáveis. Música do final gruda na cabeça.
Bubble
Demografia: Shounen (animes voltados ao público masculino entre 12 e 18 anos).
Comentário sinóptico: Pequena sereia cyberpunk. É tudo o que o leitor precisa saber.
Pontos de Interesse ao estudante de filosofia: nenhum que eu tenha notado.
Alertas: O tema do filme [Riria — Shikisai] é extremamente viciante.
Byosoku 5 Centimeter
Demografia: Seinen (mangás voltados ao público masculino entre 18 e 50 anos).
Comentário sinóptico: Takaki e Akari, uma vez amigos de infância e outra quase namorados, são separados por conta de uma mudança. Mantiveram contato por um tempo, mas pouco a pouco a comunicação cessou; quem parou de falar primeiro? A história trata do problema de se prender ao passado e como esse tipo de coisa pode destruir o presente.
Pontos de Interesse ao estudante de filosofia: o passado e o presente, amor, trauma, temas psicológicos variados.
Alertas: por conta do filme contar apenas metade da história e, assim, acabar com todo o seu sentido, recomenda-se ler o mangá em vez de assistir o anime.
Clannad/Clannad After Story
Demografia: Seinen (animes voltados ao público masculino entre 18 e 50 anos).
Comentário sinóptico: Clannad e Clannad After Story são animes diferentes. O primeiro trata da aproximação de Tomoya, um delinquente padrão, e Nagisa, uma menina um pouco avoada que pouco a pouco faz com que o primeiro repense suas atitudes. O segundo trata de ambos durante sua vida adulta e traz à tona, como um bom pessimista perceberia, todos os problemas postos subliminarmente no primeiro anime.
Pontos de Interesse ao estudante de filosofia: abundância de temas psicológicos e morais; vida, morte, família, rancor, amor, perdão e outros.
Alertas: Clannad After Story é, talvez, o melhor anime de drama já feito. Recomenda-se efusivamente que os mais sensíveis assistam municiados de uma caixa de lenços. A música Dango Daikazoku é, para muitos, um gatilho para a tristeza.
Dame Watashi ni Koishite Kudasai
Demografia: Josei (mangás voltados ao público feminino entre 18 e 50 anos).
Comentário sinóptico: Shibata está solteira, desempregada e com crise de meia idade por ter 29 anos e não ter feito muito na vida além de ter gasto uma fortuna sendo enganada por garotos mais novos. Então, certa feita, após ser demitida, reencontra seu ex-chefe de um antigo emprego e é contratada para trabalhar em seu novo negócio, uma lanchonete. É possível dizer que o mangá funciona como alerta a todas as mulheres que gostam de romances de CEO: a realidade é que o que terão será o tio da lanchonete.
Pontos de Interesse ao estudante de filosofia: nenhum que eu me recorde.
Alertas: nenhum que eu me recorde tendo em conta a faixa etária.
Death Note
Demografia: Seinen (mangás/animes voltados ao público masculino entre 18 e 50 anos).
Comentário sinóptico: O que você faria caso ganhasse o poder de decidir quem vive e quem morre? Construir um novo mundo, eliminando todos os criminosos que puder, ou renunciar ao poder enquanto algo perigoso demais para estar em mãos humanas? Eis, de certa forma, o enredo de Death Note.
Pontos de Interesse ao estudante de filosofia: temas morais e políticos em abundância. Pode-se facilmente analogar o enredo ao mito platônico do anel de Giges.
Alertas: Ecchi [cenas pervertidas] muito leve.
Dororo
Demografia: Seinen (animes voltados ao público masculino entre 18 e 50 anos).
Comentário sinóptico: História de Hyakkimaru, um menino que teve partes de seu corpo consumidas por demônios após seu pai oferecê-lo como pagamento por um pacto. Entretanto, tendo sobrevivido milagrosamente, vive desde então equipado com uma série de próteses mecânicas feitas por seu pai adotivo. Em uma de suas peregrinações, encontra Dororo, que passa a lhe acompanhar em sua caça aos demônios que consumiram as partes de seu corpo.
Pontos de Interesse ao estudante de filosofia: abundância de temas religiosos, morais e quiçá históricos.
Alertas: Violência extrema, inclusa sexual.
Dr. Stone
Demografia: Shounen (mangás voltados ao público masculino entre 12 e 18 anos).
Comentário sinóptico: Um evento misterioso transformou toda a humanidade — e alguns pássaros — em pedra. Milhares de anos depois um cientista retorna à vida e se vê de volta ao paleolítico. Solução: descobrir um jeito de ressuscitar toda a humanidade. A grande maioria dos experimentos representados no mangá é real e podem ser reproduzidos, o que torna a leitura especialmente divertida.
Pontos de Interesse ao estudante de filosofia: Temas morais e políticos variados. O mangá pode ser facilmente usado como exemplo, por professores, em aulas de química ou física.
Alertas: Ecchi leve. O autor parece ser um tarado assumido e possui problemas em acertar a proporção entre a cabeça e as coxas das meninas. Um leitor maluco pode aprender a fazer bombas com o mangá.
Dragon Ball Z
Demografia: Shounen (mangás/animes voltados ao público masculino entre 12 e 18 anos). Pelos padrões atuais provavelmente seria Seinen.
Comentário sinóptico: Dispensa apresentações. Goku é um alien que sai na porrada com outros aliens e quando a coisa fica feia se transforma, fica mais forte e o cabelo muda de cor. Porradaria franca. Maravilhoso.
Pontos de Interesse ao estudante de filosofia: amizade, sacrifício, perseverança, família, perdão.
Alertas: Dragon Ball Super e GT não existem. São apenas um surto coletivo.
Dungeon Meshi
Demografia: Seinen (animes voltados ao público masculino entre 18 e 50 anos)
Comentário sinóptico: Após perder um de seus membros numa luta contra o dragão vermelho, um grupo de aventureiros decide enfrentar os perigos de um lugar chamado “o calabouço” para salvá-lo. Entretanto, há um obstáculo: como conseguir comida no caminho? A solução: comer os monstros.
Pontos de Interesse ao estudante de filosofia: Talvez temas relacionados à amizade; entretanto, o anime não é do tipo “reflexivo”.
Alertas: Algumas poucas cenas ecchi. Inclui mutilação em meio às batalhas contra monstros.
Green Blood
Demografia: Seinen (mangás voltados ao público masculino entre 18 e 50 anos).
Comentário sinóptico: História de dois irmãos, filhos de imigrantes, sobrevivendo na favela dos cinco pontos, um dos locais mais perigosos do mundo durante o século XIX. Um deles trabalha como assassino de aluguel para uma das gangues dominantes enquanto o outro, que não sabe de nada, procura por uma vida honesta. Mas essa “pax armada” não dura muito tempo.
Pontos de Interesse ao estudante de filosofia: banditismo, discriminação étnica, xenofobia; diversidade de temas morais e psicológicos.
Alertas: violência extrema, gore, nudez e outras coisas que ocorrem em guerras de gangue. Pode ser comparado ao filme Gangues de Nova York.
Hokuto no Ken
Demografia: Seinen (mangás voltados ao público masculino entre 18 e 50 anos).
Comentário sinóptico: Kenshiro, que vive num mundo pós-apocalíptico onde o mais forte é aquele que reina, é o último praticante de uma arte marcial feita para matar. O que fazer? Dominar a todos ou proteger os mais fracos quando puder? Ele escolhe o segundo caminho. Porradaria de primeira qualidade.
Pontos de Interesse ao estudante de filosofia: temas morais e políticos em abundância.
Alertas: Nudez e violência extrema.
InuYasha
Demografia: Shounen (mangás voltados ao público masculino entre 12 e 18 anos).
Comentário sinóptico: Anime um pouco maluco; uma garota é enviada para o Japão feudal após cair num poço e, uma vez lá, nota que há uma jóia mágica incrustada em seu corpo, o que faz com que seja perseguida por monstros. Após ser salva por um garoto que é metade cachorro (?), a jóia é quebrada e, então, eles precisam recolher seus pedaços, pois há um vilão sigma based incel redpilled [e que era apaixonado por uma sacerdotisa] precisa dela para realizar um desejo obscuro.
Pontos de Interesse ao estudante de filosofia: abundância de simbolismo religioso e referências à mitologia japonesa em geral. Boa parte dos costumes do Japão feudal é retratada de forma mais ou menos fiel, ainda que o anime nem de longe procure ser historicamente preciso.
Alertas: Ecchi [cenas pervertidas] muito leve. A adaptação em anime é terrível e retira todo o peso contido no mangá; portanto, recomenda-se, prioritariamente, a obra original.
Jumyou wo Kaitotte Moratta. Ichinen ni Tsuki, Ichimanen de
Demografia: Seinen (mangás voltados ao público masculino entre 18 e 50 anos).
Comentário sinóptico: Quanto vale uma vida? Ou, eufemisticamente, tempo de vida? Alguns acham que vale uma soma em dinheiro, e Kusunoki encontrou um lugar que lhe pagasse pelo seu; sendo assim, agora, em vez de viver alguns anos, ele viverá, dotado de algum dinheiro, por bem menos tempo. Mas que valor poderia ter uma vida que pudesse ser vendida? O dinheiro supriu o vazio de seu coração? Agora, com tão pouco tempo, o que fazer? A abundância de temas inspirou dois textos publicados por aqui:
Pontos de Interesse ao estudante de filosofia: temas morais e psicológicos em abundância, niilismo, abandono, rancor, vida, morte, amor, redenção, sacrifício, tempo, eternidade, valor da vida.
Alertas: Por ser, praticamente, um retrato do niilismo, é uma leitura naturalmente pesada para pessoas sensíveis.
Kaguya-sama wa Kokurasetai: Tensai-tachi no Renai Zunousen
Demografia: Seinen (mangás/animes voltados ao público masculino entre 18 e 50 anos).
Comentário sinóptico: O orgulho não permite que Kaguya e Shirogane confessem seu amor um pelo outro. Solução: fazer com que o outro se confesse primeiro, afinal, o amor é [ou não] uma guerra. É comumente considerado como o “Death Note de romance”.
Pontos de Interesse ao estudante de filosofia: temas morais variados e comumente escondidos, ainda que sejam explicitamente expostos no decorrer da história.
Alertas: Ecchi [cenas pervertidas] muito leve. É prudente que se ignore os spin-offs [OVA], pois há um deles que pare ter sido destinado a compilar, com o perdão do linguajar, toda a putaria que o anime “normal” não contém.
Kimetsu no Yaiba
Demografia: Shounen (animes/mangás voltados ao público masculino entre 12 e 18 anos).
Comentário sinóptico: A família de Tanjiro foi assassinada e sua irmã sobrevivente agora é um demônio. Para ajudá-la a voltar ao normal, ele se une a um esquadrão de extermínio de demônios e precisa, junto com um amigo medroso e outro maluco, a derrotarem um sujeito que parece o Michael Jackson.
Pontos de Interesse ao estudante de filosofia: Temas morais em abundância, em especial aqueles referentes a temas familiares. Trata ainda de disciplina, perdão, amizade e outras virtudes interessantes. Por conta disso pode ser uma boa opção para assistir com os filhos.
Alertas: Ecchi [cenas pervertidas] muito leve. Quantidade de sangue esperada de um anime de luta.
Kimi no na Wa
Demografia: Seinen (mangás/filmes voltados ao público masculino entre 18 e 50 anos).
Comentário sinóptico: História clássica em que um casal troca de corpo por acidente; no caso, um menino da cidade e uma menina do campo. Enquanto convivem com o “problema” passam a ver as coisas pelo olhar do outro.
Pontos de Interesse ao estudante de filosofia: O tema da Empatia [tópico fenomenológico] pode ser facilmente explorado.
Alertas: Ecchi [cenas pervertidas] muito leve. Trilha sonora excepcional. É um dos poucos seinen que não possui temas considerados pesados. Caso o leitor medite um pouco, encontrará uma série de de furos de roteiro; portanto, pode ser visto como uma daquelas histórias que é ruim mas é boa.
Koe no Katachi
Demografia: Shounen (mangás voltados ao público masculino entre 12 e 18 anos).
Comentário sinóptico: História do arrependimento de Shõya, que, durante a infância, praticou bullyng contra sua colega de sala com perda auditiva congênita. Durante seu percurso ele precisa enfrentar a dor decorrente de seus erros e lidar com as feridas que causou nos outros. Entretanto, Shõko, que uma vez sofreu as agressões de seu colega, crê ter tido alguma culpa por tais malefícios.
Pontos de Interesse ao estudante de filosofia: Dor, arrependimento, perdão, abuso psicológico, amizade, rancor, psicologia de grupo.
Alertas: Koe no Katachi figura nos limites do shounen.O tema do abuso psicológico pode facilmente engatilhar um leitor mais sensível. O filme conta apenas metade da história; portanto, recomenda-se, prioritariamente, o mangá.
Kusuriya no Hitorigoto
Demografia: Seinen (mangás voltados ao público masculino entre 18 e 50 anos).
Comentário sinóptico: Conta a história de Xiaomao (Maomao), uma jovem apotecária que, antes vivendo com seu tio numa aldeia próxima a um “distrito do prazer”, agora trabalha como serviçal no palácio do imperador de um país inspirado na China antiga. Mesmo se esforçando para passar despercebida, ela recebe cada vez mais atenção após resolver um caso de envenenamento envolvendo uma das consortes do imperador. Nisto, passa a operar como “detetive extraoficial” do administrador do local – desde que receba ingredientes para seus remédios e experiências.
Pontos de Interesse ao estudante de filosofia: Boa série de temas psicológicos e morais, especialmente os relacionados a questões familiares e políticas. Pode servir de estopim para interessar o estudante em história da China.
Alertas: Uma vez que a) parte do enredo do anime envolve um bordel e b) posta a demografia da obra, há uma boa série de piadas de duplo sentido e algumas cenas sugestivas. No entanto, eis uma grande curiosidade: não há nada explícito ou vulgar em Kusuriya no Hitorigoto.
Monster
Demografia: Seinen (mangás voltados ao público masculino entre 18 e 50 anos)
Comentário sinóptico: Kenzõ Tenma, neurocirurgião japonês residente na Alemanha, salva a vida de um menino em detrimento das ordens de seu chefe; assim, por conta de sua “transgressão”, perde conquistas muito importantes em sua vida. Após isto o menino some e, após um tempo, pessoas passam a morrer misteriosamente, incluso o diretor do hospital em que Tenma trabalha, colocando o médico como principal suspeito.
Pontos de Interesse ao estudante de filosofia: Temas morais, históricos e políticos variadíssimos, em especial aqueles referentes à discriminação racial, guerra fria, psicopatia, ideologia, antropologia e, quiçá, um bocado de gnosticismo moderno.
Alertas: Esparsas cenas de nudez. História robusta a ponto de ser superior a várias séries, filmes e livros.
Noragami
Demografia: Shounen (mangás voltados ao público masculino entre 12 e 18 anos).
Comentário sinóptico: Um deus menor vive sem templo, sem dinheiro e sem devotos. Para resolver sua situação ele mata monstros ou pelo menos matava até que própria arma pedir demissão [sim, isso mesmo]. Certa feita ele é salvo de um atropelamento por uma garota que, acidentada, passa a viver entre o mundo material e espiritual.
Pontos de Interesse ao estudante de filosofia: Temas morais variados,sendo o principal deles o das doenças da alma espelhadas na corrupção de alguns personagens por uma série de vícios. É possível “tirar leite de pedra” e extrair temas teológicos, tal qual a relação entre o homem e o divino.
Alertas: Ecchi [cenas pervertidas] muito leve.
Ohayou Ibarahime
Demografia: Shoujo (mangás voltados ao público feminino entre 12 e 18 anos)
Comentário sinóptico: Um garoto consegue seu primeiro emprego numa mansão pertencente a amigos de sua família. Num dos cantos do jardim deste lugar já uma pequena casa, com fama de assombrada, onde vive uma garota que é raramente vista e, por isso, é temida por alguns dos trabalhadores da mansão. Entretanto, após um acidente, ambos se encontram e o garoto descobre que o problema é muito mais complicado do que apenas a má fama de fantasmagórica.
Pontos de Interesse ao estudante de filosofia: Formação da personalidade, estrutura familiar, amor, círculo social, sacrifício pessoal, egoísmo, ortotanásia.
Alertas: A menos que o leitor tenha aversão a elementos típicos em histórias de terror, não possui elemento sensível algum.
Oshi no Ko
Demografia: Seinen (mangás/animes voltados ao público masculino entre 18 e 50 anos).
Comentário sinóptico: O médico responsável pelo parto de uma Idol [espécie de cantora e dançarina] morre num acidente e reencarna feito seu filho. Após algum tempo de relativa calmaria, a mãe morre assassinada por um perseguidor fanático e, a partir daí, a história passa a tratar de pelo menos três linhas principais: a) vingança, b) as conseqüências da morte da mãe na vida dos filhos e c) a relação entre a mídia e a mentira. Contém muitas tramas e sub-tramas que ocorrem nos bastidores da indústria do entretenimento. É interessante comparar o enredo com o conteúdo do livro Otaku: Filhos do Virtual devido à proximidade temática.
Pontos de Interesse ao estudante de filosofia: Pletora de temas psicológicos. Fornece muito material para crítica da cultura de massa. O tema da mentira e da vingança pode servir facilmente enquanto material para ensaios e artigos.
Alertas: Sem alerta algum; Oshi no Ko é um dos raros seinen sem ecchi [cenas pervertidas].
One Punch Man
Demografia: Seinen (mangás voltados ao público masculino entre 18 e 50 anos).
Comentário sinóptico: Saitama treinou tanto que seus cabelos caíram e, agora, ele é tão forte que pode vencer qualquer inimigo com apenas um soco; entretanto, junto da força veio o tédio advindo da falta de desafios. Então, para encontrar algum inimigo que aguente mais de um soco, ele se torna um “herói por hobby”.
Pontos de Interesse ao estudante de filosofia: Um pouco complicado de encontrar, tendo em conta que o objetivo da história é antes divertir do que propor alguma reflexão.
Alertas: Ecchi [cenas pervertidas] muito leve por conta do desenhista do mangá não apenas conhecer bem seus leitores como ter noções absurdas acerca das linhas do corpo feminino – e, assim, o medidor de eufemismos explodiu. Após a leitura de One Punch Man, a “régua” para avaliação de desenhos do leitor aumentará absurdamente por ser uma dos mangás mais bem desenhados da história recente. A primeira temporada da animação é fidelíssima ao mangá e, tal qual sua inspiração, excepcional; entretanto, a segunda perde todas as qualidades e, por isso, não posso recomendá-la.
Rooster Fighter
Demografia: Seinen (mangás voltados ao público masculino entre 18 e 50 anos).
Comentário sinóptico: Um galo em busca de vingança após sua irmã ter sido morta por um demônio.
Pontos de Interesse ao estudante de filosofia: Talvez a moralidade da rinha de galo?
Alertas: O “mangá do galo” é absurdamente bem desenhado.
Seishun Buta Yarō wa Bunny Girl Senpai no Yume o Minai
Demografia: Seinen (animes voltados ao público masculino entre 18 e 50 anos).
Comentário sinóptico: Sakuta é o único que consegue perceber a presença de sua colega de escola, Mai. A garota, antes famosa por ter trabalhado na mídia, notando que jaz invisível para todos, passa a andar vestida de coelha para verificar se alguém consegue notá-la. Entretanto, apesar de todos os esforços, ela não apenas continua invisível como passa a ser esquecida. O anime é composto de vários arcos, com cada um deles abordando um problema maluco atrelado a alguma situação cotidiana ou tema psicológico.
Pontos de Interesse ao estudante de filosofia: Temas psicológicos por todos os lados.
Alertas: Ecchi [cenas pervertidas] por todos os lados; ainda que o protagonista não seja um tarado, ele fará todos os tipos de piadas de duplo – e também único – sentido. Música do final gruda na cabeça [Fukashigi no Karte].
Shigatsu wa Kimi no Uso
Demografia: Shounen (animes voltados ao público masculino entre 12 e 18 anos).
Comentário sinóptico: Arima é um ex-pianista que encerrou sua breve carreira por, após certo evento, ter perdido a capacidade de escutar as notas de seu instrumento. Certa feita ele conhece Kaori, uma antiga admiradora que fará de tudo para que ele volte a tocar – afinal, é aquilo para o qual ele nasceu. Por outro lado, o processo de reabilitação de Arima será, no mínimo, doloroso.
Possui trilha sonora excepcional que pode ser utilizada enquanto primeiro contato com autores clássicos tal qual Chopin. Há uma coletânea de peças clássicas tocadas no anime.
Por conta de sua popularidade, formou-se uma espécie de “tradição” que consiste em assistir Shigatsu em abril.
Pontos de Interesse ao estudante de filosofia: Amor, vocação, valor da vida, morte, amizade, tempo e eternidade, memória e, talvez, filosofia da música.
Alertas: Ecchi [cenas pervertidas] muito leve. Por ser um dos melhores animes de drama já produzidos, tornará seus pares “opacos”.
Slow Motion wo Mou Ichido
Demografia: Seinen (mangás voltados ao público masculino entre 18 e 50 anos).
Comentário sinóptico: Ootaki sente que “nasceu na época errada” por, ainda que jovem, apreciar apenas coisas antigas. Não obstante, por ter sido, na infância, por conta de seus gostos, passou a escondê-los de todos. Mas, certa feita, é “descoberto” por uma garota que também parece ter querido viver na década de 80 e, pelo mesmo motivo, precisa manter seus gostos incógnitos. O mangá possui quantidades infindáveis de referências à cultura japonesa dos anos de 1970/80/90.
Pontos de Interesse ao estudante de filosofia: grande variedade de temas culturais, valor do passado e sua influência no presente.
Alertas: Ecchi [cenas pervertidas] muito leve. Pode levar o leitor a dedicar um bom tempo à pesquisa das referências citadas na obra e, nisto, acabar “viciando” em alguma música, tal qual a que inspira o nome do mangá.
Sousou no Frieren
Demografia: Seinen (mangás voltados ao público masculino entre 18 e 50 anos).
Comentário sinóptico: Conta a história de Frieren, uma elfa que, após uma viagem de dez anos com alguns companheiros, percebe, após a morte de um de seus amigos, que não os conheceu. Então ela parte numa jornada de autoconhecimento para “reparar” seu erro, “prestando mais atenção nas pessoas”.
Pontos de Interesse ao estudante de filosofia: grande variedade de temas psicológicos, em especial os voltados ao sentido da vida. Pode servir de estopim para uma especulação relacionada à fenomenologia do tempo.
Alertas: Talvez uma ou duas piadas de duplo sentido. Musica de abertura da segunda parte da primeira temporada gruda na cabeça.
Spy x Family
Demografia: Shounen (mangás/animes voltados ao público masculino entre 12 e 18 anos).
Comentário sinóptico: Twilight é um espião que opera tentando impedir a erupção de uma guerra entre dois países que acabaram de assinar um tratado de paz. Mas, para que possa continuar seu trabalho, é necessário que se envolva numa missão complicada: formar, num prazo de uma semana, uma família. Então, após algumas tentativas um pouco abstrusas, o espião consegue formar uma família de fachada cujos membros são, sem que saibam da verdadeira identidade um do outro, um espião [marido], uma assassina [esposa] e uma telepata [filha]. Todavia, a “família falsa” passa, a pouco a pouco, a se tornar verdadeira.
Pontos de Interesse ao estudante de filosofia: temas morais e políticos por todos os cantos, em especial os referentes à guerra. Onipresença de temas ligados à dinâmica familiar.
Alertas: Talvez o mangá de comédia mais sério de todos e vice-versa. Pode aflorar os instintos paternais/maternais dos leitores.
Tenki no Ko
Demografia: Seinen (animes voltados ao público masculino entre 18 e 50 anos).
Comentário sinóptico: Hodaka, fugido de casa após problemas familiares, encontra dificuldades em encontrar um emprego por ser menor de idade. Então, após receber um hambúrguer durante o período em que passou fome, se recorda de uma antiga [e suspeita] oferta de emprego na redação de uma revista de ocultismo. Uma vez empregado como espécie de “faz tudo”, reencontra Hina, a pessoa que lhe deu o hambúrguer. Após livrá-la de certo problema, descobre que ela tem o poder de interromper chuvas — mas isso tem um preço.
Pontos de Interesse ao estudante de filosofia: viés de confirmação, natureza, história, amor, família, história.
Alertas: Trilha sonora gruda na cabeça. Final controverso.
TerraFormars
Demografia: Seinen (mangás voltados ao público masculino entre 18 e 50 anos).
Comentário sinóptico: Uma vez que a vida na terra se tornou insuportável, grupos de cientistas resolvem encontrar um modo de colonizar outros planetas, sendo que o candidato mais próximo é Marte. Todavia, uma vez que a atmosfera de Marte não comporta vida, é necessário preparar o terreno; a solução encontrada foi plantar uma espécie de musgo no planeta vermelho e, depois, jogar algumas baratas lá para que sua atividade produza uma ambiente propício. O problema é que as baratas evoluíram e, em sua forma atual, não gostam muito de humanos.
Pontos de Interesse ao estudante de filosofia: temas morais e políticos em abundância, especialmente aqueles relacionados à modificação genética.
Alertas: Nudez, violência extrema. Anime corta muitos pontos do mangá e, portanto, não é recomendado.
Vinland Saga
Demografia: Seinen (mangás/animes voltados ao público masculino entre 18 e 50 anos).
Comentário sinóptico: Mangá inspirado na viagem dos nórdicos à América do Norte. Foca na história de Thorfinn, nascido filho de vikings, em busca da superação de sua sede de vingança e também de se tornar “um verdadeiro guerreiro”. Por ter um enredo cujos pontos são minuciosamente interligados, não posso comentar sem revelar demais.
Pontos de Interesse ao estudante de filosofia: Abundância de temas morais, históricos e políticos, em especial aqueles ligados à redenção e ao perdão.
Alertas: Nudez, violência extrema e outras situações típicas em histórias que retratem guerras. Comumente acusado de ser mera “história de viking”, com personagens matando outros e tomando hidromel; entretanto, a mensagem é diametralmente oposta.
Violet Evergarden
Demografia: Seinen (animes voltados ao público masculino entre 18 e 50 anos).
Comentário sinóptico: Violet, após ter servido como “arma” durante a guerra em que perdeu os dois braços, é dispensada e levada para morar com conhecidos de seus superiores. Nisto, consegue um emprego de autômata de automemórias, espécie de datilógrafa que redige cartas para pessoas que não sabem ou não querem escrever. Entretanto, enquanto outros querem o emprego por conta do prestígio das autômatas, Violet quer, através da tentativa de passar para o papel os sentimentos de seus clientes, descobrir o significado da frase “eu te amo”.
Pontos de Interesse ao estudante de filosofia: Filosofia da linguagem, temas relacionados à guerra.
Alertas: Final controverso. Spin Offs ruins e com conteúdo sensível.
Vivy: Fluorite Eye´s Song
Demografia: Seinen (animes voltados ao público masculino entre 18 e 50 anos).
Comentário sinóptico: Num tempo em que a Inteligência Artificial se tornou cotidiana, uma androide cantora residente num parque de diversões é visitada por um robô vindo do futuro. Este visitante, de nome Matsumoto, informa que, caso eles não impeçam o avanço da IA, e da legislação que permite seu progresso, ela irá destruir o mundo num prazo de 100 anos. Portanto, a missão de Diva, é impedir que sua própria espécie avance e destrua seus próprios criadores.
Pontos de Interesse ao estudante de filosofia: Inteligência Artificial, filosofia do tempo, natureza humana, temas musicais.
Alertas: Não possui conteúdo sensível relevante.
Caso o leitor tenha aprendido algo com nossos textos, favor considerar uma doação, via PIX [real] ou Lightning Network [Bitcoin], no código QR correspondente. Sua contribuição nos motiva a continuar fornecendo filosofia de forma simples, mas não simplificada.
Posts Relacionados
-
Guia de Estudo básico para Filosofia Antiga
É unicamente o que procuram aqueles a que chamam filósofos, e a palavra filosofia não…
-
Guia de Leitura para os Filósofos Pré-Socráticos
Anda daí e eu te direi (e tu trata de levares as minhas palavras contigo,…
-
Convite à Filosofia, de Enrico Berti
Por Helkein Filosofia Dois filósofos, talvez os dois maiores filósofos que já teve a…